terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aos estudos!

Este post tem como objetivo fazer um mapeamento rápido de plataformas que proporciona formação a distancia e gratuita para quem atua no segmento cultural. Como sabemos, a cada dia que passa o profissional da área deve estar apto a se locomover no terreno movediço que é o da gestão e produção cultural no nosso país, e buscar por oficinas, cursos, workshops, seminário, livros, vídeo-aula, entre outros, para potencializar sua formação, é uma opção muito válida para engrandecer o repertório de saberes e entendimento, além de aproveitar para ampliar a rede de contatos e possibilidades.
Quem sabe mais é aquele que busca conhecer, que vai atrás de ouvir fulano de tal numa palestra, que numa conversa em mesa de bar escuta os outros e com sinceridade e humildade se posiciona, que senta a bunda na cadeira por horas para estudar o contexto de seu projeto, que está antenado com o que rola ao redor, é também aquele que mete a cara e faz acontecer, que analisa os erros e pesquisa maneiras para o aprimoramento. Tudo que fazemos compõe nossa experiência e vai nos moldando, o conhecimento não é estático, portanto é preciso se reciclar diariamente e nunca achar que já sabe o suficiente, por que todo suficiente é finito. Ah e não vamos querer ficar igual aquela galera da velha guarda que parou no tempo e se acha o entendido só por ter contabilizado primaveras. rs... Não estou generalizando de maneira alguma, mas conheço algumas pessoas desse bloco aí e ,sinceramente, são chatos e ultrapassados. 

Aos estudos, galera!

INSPIRE EAD
É uma plataforma de educação a distância (EAD) é uma importante ferramenta de aprendizagem virtual, que tem como princípio a formação por meio da aprendizagem colaborativa, do compartilhamento do conhecimento e da ampliação do acesso à educação formal e informal, respondendo com eficácia ao desafio da extensão territorial brasileira e às proposições e demandas do mundo contemporâneo.
Acesse: clique aqui!

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet.
Acesse: clique aqui!

PRODUZIR PRA VALER
Produzir para Valer é uma iniciativa do Clube da Cultura e tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura e da Oi, com apoio do Oi Futuro.
Acesse: clique aqui!

EMPREENDEDORES CRIATIVOS
Empreendedores Criativos é um programa único, que reúne pesquisa, informação, qualificação profissional e uma rede nacional de empresários e gestores em busca de inovação, novas referências e ferramentas adequadas ao desenvolvimento de negócios criativos.
Idealizado por Leonardo Brant, o programa é realizado pelo Cemec com patrocínio do banco Santander. Arte, inovação e negócios em uma plataforma múltipla.
Acesse: clique aqui!

PRODUÇÃO CULTURAL NO BRASIL
Produção Cultural no Brasil é uma provocação a todos que tenham interesse em pensar e produzir cultura no país. O ponto de partida para a criação de um processo permanente de discussão e reflexão sobre cultura brasileira e, principalmente, sobre a complexa cadeia que está por trás de uma produção até que ela chegue ao público.
Acesse: clique aqui!

#VAMOQUEVAMO 
é uma série de vídeos-web para formação de empreendedores e competências criativas, criada e apresentada por Rafaela Cappai, da Espaçonave. 
Acesse: clique aqui!

GARIMPO DE SOLUÇÕES
Sessão do site Garimpo de Soluções, uma empresa brasileira de atuação internacional, que atua desde 2003 na criação de conhecimento e no desenvolvimento de projetos e programas pioneiros em economia criativa, cidades criativas e negócios nos setores criativos, que disponibiliza livros em pdf.
Acesse: clique aqui!

CULTURA DE VALOR
Plataforma desenvolvida por Cláudio Machado, onde disponibiliza conteúdo para os profissionais que vivem de arte.
 Acesse: clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário