sábado, 30 de novembro de 2013

Goiamum Audiovisual - 7º edição [Registrando a participação]


De 25 a 29 de novembro aconteceu a 7º edição do Goiamum Audiovisual, evento anual que acontece desde 2007 na cidade de Natown. Há dois anos vem sendo realizado no âmbito do IFRN Cidade Alta, um espaço incrível que vem ultrapassando a lógica meramente acadêmica e se consolidando como um celeiro cultural na cidade, ponto de grandes movimentações artísticas e sociais. 
O IFRN é um local, além de lindo, bem equipado, o que faz com que todo evento que ocorra por lá tenha uma base bem bacana. Salas ótimas, com projetor, som, pc´s, tudo com cheirinho de novo ainda. O pátio ao ar livre, catina, profissionais educados e sempre dispostos a ajudar, bem assim foram as minhas experiências por lá. Mas voltando ao Goiamum...
O festival proporcionou uma programação super refinada, trazendo nomes de força nacional que compartilharam de seus saberes com quem se fez presente nos debates, oficinas, conversas informais, etc. Acho que, inclusive já falei sobre no debate com os realizadores, acredito que a programação não tenha sido bem orquestrada, mais proveitoso para todos seria se as atividades tivessem sido melhor distribuídas, pois ao mesmo tempo que rolavam as oficinas, acontecia em paralelo, debates importantes, que diz respeito também as pessoas que estavam nas oficinas, visto que é um evento de audiovisual e o público é a turma que passeia pela linguagem e tem interesse nos temas que foram abordados nas ações, isso significa dizer, somos sempre os mesmos.
Eu saí da oficina de Produção Audiovisual, com Fernando Zagallo, várias vezes para estar presente no Fórum da ABDC-RN, no debate sobre os Festivais, no conversa com os realizadores, enfim, não aproveitei como poderia.
Acredito também que as oficinas muitas vezes se tornam cansativas, pois são longos dias, muitas vezes desnecessários para a abordagem do conteúdo, acaba havendo uma repetição, consequentemente um esvaziamento, e sobretudo impossibilita que a pessoa possa fazer mais de uma oficina dentre as oferecidas. 
As mostras estavam top nessa 7º edição. A cada ano a coisa vem ficando mais séria. (Risos...)
Acho legal os dois programas, nacional e estadual, porém infelizmente a partir do momento que houve a criação da estadual nenhum curta do RN esteve presente na nacional, tendo das outras vezes acontecido a representação, ano passado com Road Movie Num Quarto Fechado, de Carito Cavalcanti e ano retrasado tendo Operação Plástica com Flávio Freitas, do mesmo diretor em parceria com Joca Soares. 
Aí vem a polêmica, todo mundo ficou satisfeito com a Mostra Estadual, tudo nos conformes, caso não houvesse essa Mostra local, nenhum filme do RN estaria no Goiamum de 2013, a não ser na tradicional Mostra Desentoca, que exibiu 8 curtas. 
Quando assisti a Mostra Nacional Competitiva intitulada CURTA GOIAMUM, percebi como o tom do material exibido estava em consonância com as mostras de outros grandes festivais, são, de fato, curtas com potência para grandes festivais, a linguagem já bem aprimorada, com técnica primorosa, muitos até parece mais um comercial daqueles que servem de referência para a modinha publicitária, quando se trata de técnica. São narrativas por vezes tradicionais, porém são bons, tem qualidade estética, abordam temas interessantes, outras já se valem mais da ousadia, mas eu tenho percebido uma certa fórmula.
Na Mostra Competitiva Local, (ah para essa eu quero um post específico), leia o próximo, comentarei todos os curtas da Mostra. 
Enfim... o Goiamum é um evento de referência, deve ser OCUPADO! como disse o William Hinestrosa e ressaltou o Pedro Fiuza na cerimônia de encerramento do festival.  Infelizmente ainda não existe uma aderência fervorosa, entendo que seja difícil para todos participarem de tudo, porém é importante chegar junto, dar uma força na divulgação, assistir uma mostra, uma oficina ou um debate, ou apenas ir visitar a feirinha que ficou montada no pátio, tomar cerveja no Zé Reeira e fofocar. Foi uma felicidade levantar após a exibição da Mostra Local e ver que o auditório estava lotado, porém a programação não era só aquela mostra. A conversa com o diretor do filme o Renascimento do Parto deveria estar tão lotada quanto a exibição do filme, pq foi massa, sobretudo para os realizadores, pois o tema era sobre distribuição alternativa, e a galera vive reclamando que distribuição e janelas de exibição é o grande pro, então cadê você pra trocar essa ideia e aprender um pouco mais. De realizador só quem estava presente era Carito, Dênia, Rodrigo Sena e Vlamir, o resto era gente da produção e depois foi chegando mais umas 3 ou 4 pessoas, que pelo que percebi eram amigos do Aristeu Araújo, o cara que após Eduardo Chauvet trocar ideia sobre distribuição, conversou com os presentes sobre filmes de baixo custo, que por sinal, foi demais!
Então assim, quem perdeu, perdeu, só ano que vem agora. Esse texto é só um rascunho pra registrar aqui nesse meu diário virtual essa ocasião que considero tão importante. Pois para mim, o Goiamum é uma referência, ele que me inspira para a realização da Semana do Audiovisual, que me oferece suporte para aprender cada vez mais.
Parabenizo a todos os envolvidos, a produção só tem fera, pessoas que já vem atuando a longas datas, honestas e que se esforçam para realizar um evento bonito e produtivo. 

Valeu Goiamum! Vida Longa!


Para saber mais:

Curta a fanpage do festival> https://www.facebook.com/goiamum?fref=ts

Assista as atividades que foram transmitidas na 7º edição> http://www.youtube.com/channel/UC_zCJngecZzzB4oMVq0oL3w?feature=watch



Nathalia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário